domingo, 26 de janeiro de 2020

PORTO, um pulsar em cada esquina!



PORTO, um pulsar em cada esquina!

De Auvérnia (Clermont-Ferrand), veio-nos Rui Duarte puxado pelo sangue que lhe corre nas veias, acabando de se criar em terras de Amarante, alfobre de artistas e gente de cultura, desde Teixeira de Pascoais a Agustina Bessa Luís, passando por Acácio Lino a Amadeu de Sousa Cardoso. Para se licenciar em Educação Visual e Tecnológica rumou à Escola Superior de Educação de Castelo Branco, tornando ao norte onde se fez Mestre e se doutorou em Comunicação Visual e Expressão Plástica, na Universidade do Minho.
Como docente passou por várias escolas e ainda pela Universidade do Minho e pela Escola Superior de Educação de Fafe, onde ministrou disciplinas de metodologia e didáctica da educação artística, bem como de oficinas de expressão plástica, tendo ainda orientado vários trabalhos de investigação.
A sua retaguarda tem-na ele em Vila Pouca de Aguiar, no seu atelier de pintura, onde vai lançando ao papel e à tela os seus variados projectos cristalizados em exposições temáticas que vai apresentando por todo o país.
Desta feita a sua curiosidade de artista trá-lo ao tutano do Porto onde mergulhou na urbe medieval registando com o seu pincel pulsares antigos cujas origens estão para lá da memória dos homens e que as fatalidades do progresso não lograram ainda apagar. A designação das suas obras são as que constam ainda nas placas da toponímia da cidade e só por si valem um testemunho do antanho: Escadas de Codeçal, Escadas do Barredo, Largo do Terreiro, Rua da Fonte Taurina, Rua de Baixo, Rua dos Canastreiros, Rua dos Mercadores, Rua dos Pelames, Travessa do Souto, S. Nicolau, Travessa do Barredo, Viela do Buraco, Largo da Pena Ventosa, Rua dos Bacalhoeiros, etc..

Agostinho Costa

PORTO, um pulsar em cada esquina!
Exposição de Pintura de Rui Duarte
Galeria Vieira Portuense
De 15 de Fevereiro a 14 de Março

Inauguração pelas 15 horas de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

15 de Fevereiro de 2020